Cifra Club

Melhores músicas de outono para tocar no violão

Aumente o seu repertório com alguns sucessos que falam sobre o outono!

O outono já chegou e, com ele, podemos relembrar e aprender e a tocar músicas que têm tudo a ver com essa estação! São diversas as canções que combinam com esse clima, e que também podem contribuir para seu aprendizado. Por isso, hoje vamos listar músicas de outono para tocar no violão!

Fique com a gente e veja dicas valiosas para tocar músicas voz e violão que tem tudo a ver com o outono. Afine seu instrumento e vamos lá!

7 músicas de outono para tocar no violão e aumentar seu repertório

As músicas de outono que separamos para hoje são de variados gêneros, nacionais e internacionais. Veja quais são elas:

  • As Quatro Estações
  • Wake Me Up When September Ends
  • Outono
  • November Rain

E muito mais!

1. As Quatro Estações — Sandy & Junior

Quando falamos de músicas de outono para tocar no violão, certamente As Quatro Estações não pode faltar. De nível iniciante, essa canção é ótima para começar a explorar os primeiros acordes com sétima!

A levada segue o mesmo padrão do começo ao fim, porém, há momentos em que o ritmo é tocado dividido. Ao todo temos 10 acordes, e dentre eles 2 são pestanas (na 1ª e 5ª casa).

2. Wake Me Up When September Ends — Green Day

Apesar do nome, Wake Me Up When September Ends também fala sobre outono. A introdução e primeira parte são acompanhadas por um arpejo, que formam a base.

Em determinadas partes o ritmo será executado com toques para baixo e toques alternados. Na parte final há um pequeno solo, que não exige grandes dificuldades, e pode ser dividido em duas partes.

Quanto aos acordes, eles são 11 total, com apenas uma pestana entre eles. Alguns estão em formas invertidas, mas são simples. Assista à videoaula a seguir e confira o passo a passo!

Caso prefira tocar de maneira mais descomplicada e sem o solo, acesse também a versão simplificada de Wake Me Up When September Ends.

3. Outono — Djavan

De nível intermediário, Outono é um dos sucessos de Djavan e apresenta mais alguns desafios na hora de tocá-la.

Essa é uma ótima oportunidade para explorar acordes utilizados com frequência na MPB, como tétrades, inversões e acordes com extensão. Durante toda a canção há um dedilhado base, mas se preferir, toque a levada com batidas.

4. November Rain — Guns N’ Roses

Para tocar November Rain, é preciso afinar seu instrumento da seguinte forma: EbAbDbGbBbEb.

Em algumas estrofes, os acordes são mais habituais como em C, Dm e G. Já em outras partes, como a ponte, temos todos os shapes com quinta (E5, F5, C5, D5 e G5).

Dê atenção para os riffs e solos, que contam com técnicas como: bend, release e vibrato. Pratique cada parte com calma e faça quantas repetições precisar!

Experimente tocar a versão simplificada de November Rain apenas com voz e violão. Não inclua os solos e use menos acordes. Isso tornará a música mais simples.

5. Tardes De Outono — Rosa Tattooada

Assim como na canção anterior, a afinação de Tardes De Outono também precisará ser adaptada para EbAbDbGbBbEb

Para facilitar seus estudos, a música pode ser dividida em três partes: primeira e segunda parte iguais, refrão e solo. No refrão, os acordes variam, e todos são acompanhados de uma quinta.

Na introdução e após o primeiro refrão, aparecem os riffs, que possuem notas diferentes entre si. E após o segundo refrão, temos o solo. Para tocar essas partes, é importante dominar as técnicas de slide, bend e release.

6. All Too Well — Taylor Swift

A levada de All Too Well é constante, com 8 toques para baixo e um para cima do começo ao fim da música. Recomendada para o nível iniciante, é boa para quem está aprendendo acordes com pestana, por ter apenas um shape nesse formato para praticar.

Na maior parte do tempo, os acordes repetem a mesma progressão: CGAmF. Essa sequência tem variação apenas nos pré-refrões. Experimente praticar tocando junto da versão original para ficar com o tempo bem alinhado!

7. Outono — Chimarruts

A música Outono é boa para aumentar o seu repertório e aprender novos acordes bemolizados, pois está na tonalidade de Ab maior. Dentre os 10 shapes, 7 estão nessa forma! Além disso, 5 deles são pestanas.

Preste atenção na nomenclatura dos acordes, pois alguns possuem a mesma forma, o que pode acabar confundindo. Durante toda a música, o ritmo é executado tocando o respectivo bordão de cada acorde e puxando as cordas.

Veja também as melhores músicas para tocar no inverno

Então, curtiu aprender a tocar músicas de outono no violão? Esperamos que tenha praticado e aprimorado seus conhecimentos com elas!

Agora, aproveite que o friozinho está cada vez mais próximo e embarque nas músicas para tocar no inverno!

Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK